Belém (fevereiro/2013) – Pastor Mário Sérgio, que há mais de 20 anos trabalha com pregação performática, apresentou no domingo à noite, 17/03, o personagem mendigo, que surge na igreja trajando roupas sujas - verdadeiros trapos - e com cabelos grandes e nada cuidados. Aos gritos, como que em protesto, o pastor causou susto, seguido de surpresa nos membros e visitantes da Igreja Batista Sião, com sua entrada nada tradicional.
“A primeira impressão que temos é de que um verdadeiro mendigo, com aparente problema mental, adentrou à igreja e tentou falar no púlpito algo sobre ser um príncipe.
Foi um susto mesmo”, relatou Elizângela Borges, membro da Igreja Batista Siao. “Minutos depois, ele vai mostrando quem verdadeiramente ele era, e isso foi surpreendentemente tocante para todos nós”, destacou a jovem. E foi desta forma que o pastor carioca falou por mais de uma hora sobre as consequências do pecado, que torna príncipes em mendigos.
Mário Sérgio conta que o jeito performático de pregar tem origem no teatro e na família. Aos cinco anos de idade, iniciou sua vida nos palcos, quando interpretou pela primeira vez no Teatro Municipal de Suzano, no Rio de Janeiro, sob influência da mãe, que junto com sua avó dirigia e atuava em peças na igreja. Ele cresceu nesse ambiente artístico aliado a projetos missionários, durante a infância e adolescência. Na fase adulta, fez escola de Teatro, ferramenta que o auxiliava durante ministrações do Evangelho. “Certo dia, eu estava orando e tive a ideia de pregar usando um personagem, e daí surgiu o mendigo. Depois dele, vieram vários: o jogador de futebol, o surfista, piloto de fórmula 1, um padeiro, skatista, e muitos outros. A performance facilita levar a pregação, mas o que impacta é a profundidade da Palavra de Deus”, destaca o pastor.
Ele, por sua formação teatral, é convidado a palestrar em várias empresas do país sobre segurança do trabalho, qualidade de vida e temas afins. Um dos personagens mais solicitados é o do aleijado, que por ter sofrido acidente tem sequelas evidentes no corpo, que alteram seu modo de falar. “Esse sequelado diz que o acidente roubou a família dele, o emprego, tudo. Em um certo momento, ele dá um grito impactante e diz que o teatro te dá uma segunda chance, mas a vida nem sempre”, conta o pastor. No meio dessas palestras, ele sempre fala de Deus e do amor de Cristo, e depois continua o treinamento.
Considerando sua própria história, sua formação e as oportunidades bem sucedidas advindas desse trabalho, Mario Sérgio ressalta que os estudos são importante ferramenta na vida do cristão. “Através da universidade e das capacitações profissionais, muitas chances de pregar o evangelho podem surgir, assim como aconteceu com o Apóstolo Paulo, que por ser preparado, pôde alcançar mais públicos”, opinou.
Durante sua pregação na Igreja Batista Sião, o pastor também tratou a temática de prosperidade, que segundo explicou, não tem relação com dinheiro. “Prosperidade tem a ver com a presença e o fluir de Deus em todas as áreas de nossas vidas: trabalho, amizade, família. Existem pessoas prósperas que têm muito dinheiro, outras pouco, mas tem exatamente o que precisa em todos os sentidos. Nada lhe falta”, elucidou Mário Sérgio.
Comunicação IBS