Origem - Vitória da Conquista - Bahia

Tertuliano da Silva Gusmão, baiano de Vitória da Conquista, nascido em 1831 e falecido em 1919, era pai de Justino da Silva Gusmão, irmão de Laudicéia Gusmão e de Melânia da Silva Gusmão (casada com Cândido Sales).

Foi fundador da Primeira Igreja Batista de Vitória da Conquista, em 04 de fevereiro de 1900, levado a Cristo pelo missionário Zacarias C. Taylor. Junto aos irmãos, teve por herança a fazenda “Santana”, que abrangia todos os terrenos dos lugares “Felícia”, “Lagoa de Baixo”, “Santa Rita” e “Jatobá”.

Tertuliano fundou a primeira Igreja protestante no interior da Bahia, na fazenda “Felícia”, a terceira igreja batista no Brasil. Da família-tronco vieram os Gusmão Cunha (D. Ernestina, Jeremias e Nelson) e Gusmão Sales. Ele foi o bisavô do Pr. Gidalfo Sales Figueira.

 

Fundação em Belém

Em 08 de dezembro de 1979, em Belém do Pará, na Travessa 14 de Abril, 1769, sob a presidência do pastor Aloísio Laurindo da Silva, então pastor da Igreja Batista Missionária da Amazônia, foi realizada a sessão solene de constituição da Congregação Batista Sião em Igreja Batista Sião (IBS).

Com apenas 30 membros, inicialmente, a IBS funcionou neste endereço por quatro anos, sendo o pastor José Carlos Gomide Pezzotti o responsável nos primeiros 12 meses. Em 13 de julho de 1980, com a saída do pastor Pezzotti, por questões de saúde, Gidalfo Sales Figueira (in memorian) - então vice-presidente da Igreja - assume os trabalhos, e em 26 de julho de 1980, é consagrado pastor pelo concílio formado pelos pastores José Pezzotti, Aloísio Laurindo da Silva, Oséias Barbosa de Lima e Alcides Carvalho Alves Pereira.

Em 12 de janeiro de 1984, foi feita a primeira reunião do Conselho Administrativo da Igreja na nova sede da Igreja Batista Sião, na Travessa Humaitá, 2700, onde se localiza até hoje.

Em 2012, com mais de 500 membros e dezenas de congregados, a IBS possui onze igrejas, incluindo a sede, e tem como atual presidente um dos filhos do fundador, pastor Jonatas Sales Figueira, que assumiu o trabalho em agosto de 2011 . Ele conta com o auxílio dos pastores Nelson Lima Noronha, na sede; Marcelo Lima, em Marituba; e dos dirigentes Ronaldo Costa, em Bujaru; Antoniel Souza e Raimundo de Jesus, em Barcarena; Valdivino da Silva, em Abaetetuba.


Veja fotos antigas da IBS

Desenvolvido por WSB - Web Simples Brasil